Aprenda a Internet Sozinho Agora - Como se 
conectar - Conta em Provedor
| Mapa | FAQs | Quem Somos | Mídia | Responda | Dúvidas | Sugestões |

Aula 7 : Ok, agora você já sabe que precisa de um micro com modem, um browser com programa de e-mail e uma linha telefônica para acessar a Internet. Falta só o último componente necessário para este acesso: abrir uma conta em um provedor de acesso à Internet. E é assim mesmo que se diz! Você "abre uma conta" num provedor Internet, assim como você "abre uma conta" num banco. Mas claro que as duas não tem nenhuma relação, só tem a mesma nomenclatura, entende?

Informação atualizada em 2011: Com a conexão 3G, você não necessitará de um provedor de acesso para a sua conexão e o seu acesso a Web sites e a serviços de e- mail como o Gmail ou Hotmail, ok? Existem outros tipos de provedores (de e-mail, de domínios, de conteúdo, etc.), mas estes não são o que estamos falando aqui.

Para abrir sua conta num provedor de acesso à Internet, você deverá escolher um provedor entre os vários provedores que atuam no mercado da sua cidade. Algumas questões devem estar muito bem entendidas para que sua escolha seja a mais adequada para você:

    Como escolher entre os provedores?
    O seu perfil como pessoa e internauta, assim como o preço e a qualidade do serviço serão fundamentais para a escolha do melhor provedor para você.

      Seu perfil como pessoa e internauta: Você viaja muito pelo país e precisa acessar a Internet de onde estiver? Você é jornalista ou é assessor de imprensa? Você gosta de ser tratado pelo nome e tomar um cafezinho com que lhe presta serviços? Você prefere sempre o mais barato? Você quer velocidade e performance? Você precisa de suporte com constância? Estas perguntas a esmo podem ajudá-lo a definir que provedor melhor se ajusta ao seu perfil! Vejamos:
      • Você viaja muito pelo país e precisa acessar a Internet de onde estiver? Dê preferência para provedores nacionais, que podem prover acesso a você em várias cidades do país, sem ônus adicional.
      • Você é jornalista ou é assessor de imprensa? Procure provedores que ofereçam conteúdo online rico em informações.
      • Você gosta de ser tratado pelo nome e tomar um cafezinho com quem lhe presta serviços? Prefira provedores de pequeno porte, que dão um atendimento de maior simpatia e revelam preocupação com as necessidades de cada cliente, individualmente.
      • Você prefere sempre o mais barato? Opte pelos provedores que oferecem os preços mais baixos, claro!
      • Você quer velocidade e performance? Grandes provedores tem mais linhas, maior velocidade de conexão, maior infra-estrutura. Olhe-os com carinho.
      • Você precisa de suporte com constância? Você precisa então de um provedor que seja capaz de lhe dar um bom suporte técnico. Sempre.

      Preço:  Os provedores estão facilitando ao máximo para atrair novos clientes. Uma pesquisa de preços e condições oferecidas pelos provedores será então fundamental! Não esqueça que o melhor plano é sempre o de uma mensalidade fixa por horas ilimitadas de acesso - os planos com limite de horas e cobrança por horas adicionais acabam sempre sendo mais pesados para o seu bolso.

      Qualidade do serviço: a estrutura e o atendimento de cada provedor determinam a qualidade de serviço que eles oferecem aos seus clientes. Às vezes é melhor pagar mais pelo serviço de um provedor confiável do que ter dor de cabeça com provedores amadores - o ideal mesmo é escolher um bom provedor que cobre uma mensalidade até a média do mercado. Para definir a qualidade do provedor, tenha em mente (e pergunte!) as seguintes questões:

      • Qual é o número de usuários atendidos por linha de acesso do provedor?
        Quanto menor o número de usuários por linha, melhor. Isso significa que você não enfrentará grande concorrência na hora de se conectar com o provedor. Até 12 usuários por linha é um número aceitável. Mais do que isso, você encontrará sinal de ocupado com frequência a cada vez que tentar se conectar ao provedor.

      • Qual é o backbone ao qual o provedor está conectado?
        O que é backbone? Backbone é a infra-estrutura formada pelas linhas de comunicação e o hardware de transmissão e de recepção vendido aos provedores pela Embratel, Global One e RNP, por exemplo. Imagine o backbone como o provedor dos provedores. É ele que permite a conexão de cada país com os demais países do mundo pelo protocolo Internet. Procure o backbone que apresenta maior velocidade de transmissão e maior número de saídas internacionais e prefira um provedor ligado a ele.

      • E qual é a velocidade desta conexão entre o provedor e o backbone?
        Quanto mais rápida for a velocidade de conexão do provedor com o backbone, melhor. Quanto maior a velocidade do provedor, melhor será o seu acesso.

      • Qual é a velocidade dos modens do provedor?
        Modem é um equipamento que traduz o sinal do seu micro-computador em sinais analógicos que podem ser transportados numa linha telefônica comum. Para que você acesse a Internet, você precisa Ter uma placa de fax/modem no seu micro-computador e o provedor tem que ter modens na ponta dele, um modem para cada linha de acesso disponibilizada para os usuários. Quanto mais alta for a taxa de transmissão de bits por segundo do seu modem e dos modens do provedor, mais rápido será o seu acesso à Internet.

      • Qual é o percentual de linhas analógicas e digitais do provedor?
        Linhas digitais são mais modernas e permitem mais rápida transmissão de dados do que as linhas de centrais analógicas. Portanto, quanto mais alto for o percentual de linhas digitais no provedor, melhor.

      • Qual é o índice de downtime por mês?
        Quantos minutos/horas por mês o provedor fica fora do ar para manutenção técnica preventiva e corretiva por mês? Embora manutenções técnicas preventivas no provedor sejam recomendadas a fim de checar e expandir instalações elétricas e equipamentos, o provedor tem a obrigação de prover serviços Internet 24 horas por dia, 7 dias por semana.

      • O provedor oferece uma linha variada de produtos e serviços?
        São muitos os serviços Internet que um provedor pode oferecer aos seus clientes, incluindo desde o puro acesso discado à Internet até acessos dedicados, hospedagem de websites com bancos de dados, cadastramento de domínios, mail na web, projetos de redes corporativas, VPNs (virtual private networks), conteúdo na forma de informações exclusivas, etc. Peça detalhes sobre os serviços oferecidos por cada provedor.

      • O provedor é claro nas condições e preços dos serviços oferecidos?
        Sugerimos você navegar pelos Web sites dos provedores para verificar os serviços que oferecem, os preços e as condições. Quanto mais claras forem as especificações, melhor. Se o site do provedor não indica os preços e as condições de pagamento dos serviços (o que é um contra-senso, já que eles devem dar o exemplo da boa utilização da Internet para a divulgação de serviços), ligue para cada provedor e obtenha estas informações.

      • O provedor oferece pessoal técnico para atendimento a domicílio, por telefone ou por mail?
        Quanto maior a disponibilidade imediata de pessoal de suporte técnico para atendê-lo seja a domicílio, telefone e mail, melhor!

      • Os profissionais do provedor são capacitados, atenciosos e lhe inspiram confiança?
        Fundamental. Os profissionais do provedor consultado lhe dão respostas imediatas, detalhadas e compreensíveis? Esta é a função de um bom atendimento. E, mesmo sem entender de "bits e bytes" (jargão de informática), sabemos quando alguém está dando uma resposta convincente ou não. Os atendentes devem ser capacitados o suficiente para resolver quaisquer de suas questões, mesmo que para isso eles peçam para verificar e ligar em seguida para você (e, se não ligarem, ponto negativo para eles!). Quantas vezes você já ouviu que o problema estava na sua ponta, sem maiores detalhes ou atenção adicional? Nesses casos, é melhor procurar outro provedor que o trate como um ser inteligente e digno de respeito.

      • Qual é o horário de funcionamento do suporte técnico? Qual é o tempo médio de espera para o atendimento por um técnico de suporte?
        Quanto maior o horário de atendimento do suporte técnico do provedor, melhor. Entretanto, é importante se certificar se o horário divulgado é apenas um instrumento vazio de marketing ou se realmente funciona. E quanto tempo leva para você ser atendido pelo suporte? Não deveria levar mais de um minuto.

      • Qual o nível de segurança do sistema que guarda os dados pessoais dos clientes do provedor?
        Você tem direito à privacidade. A não ser que o provedor lhe preste serviços gratuitos e declare que usará seus dados para publicidade antes da sua abertura de conta, exija 100% de garantia como seus dados serão mantidos com segurança. Mais ainda, o provedor "não" pode ser imprevidente o suficiente para deixar os seus dados em sistemas sem segurança que poderão ser invadidos por hackers. Isso já aconteceu mais de uma vez, com danos para os clientes dos provedores atacados. Portanto, é obrigação do provedor manter seus dados em servidores atrás de firewalls que impeçam a entrada de hackers.

      • O provedor utiliza a Internet intensamente? Você pode conhecer o provedor e abrir a sua conta online?
        O provedor Internet deve dar o exemplo na boa utilização da Internet como meio de atendimento ao cliente. Um provedor que não presta serviços pela própria Internet em seu website, provavelmente não terá condições de apoiá-lo na hora que você decidir usar a Internet para atender aos seus clientes. Prefira quem usa a Internet eficazmente, oferecendo o maior número de serviços e informações pela própria Internet.

Sentindo-se mais confiante agora sobre como falar e escolher entre os provedores? Ótimo! A escolha de um provedor deve ser cuidadosa a fim de que sua experiência com a Internet seja sempre facilitada e tranquila.

Nós recomendamos: acompanhe os artigos dos cadernos de Informática dos jornais do seu estado e da sua cidade. Veja quais são as melhores ofertas dos provedores em termos de custos e benefícios. É importante também ouvir o que seus amigos tem a dizer dos seus provedores, manter em mente o seu perfil como pessoa e internauta, checar os preços, e, para ter certeza da sua escolha, obter as respostas para a nossa pesquisa junto a cada provedor. Vale a pena ter todos esses cuidados agora! Melhor agora do que depois.

Muita informação? É, esta aula foi rica mesmo. É hora agora de passarmos à Aula 8 - Depois da escolha do provedor.

 


| Home | O Básico | Como se Conectar | Segurança | Netiquette |
| O Que é a Internet | História | Futuro | Dicionário |
| E-mails | Listas | Transferências | Chats |
| Navegando na Web | Pesquisas | Domínios | Criando e Divulgando Websites |