Aísa Pereira
Web site: www.aisa.com.br        e-Mail: aisa@aisa.com.br

Objetivo de Carreira 
Capacitar empresas brasileiras de software a posicionarem os seus produtos e serviços e a alavancarem as suas vendas nos mercados nacional e internacional.

 Experiência

  • Engenharia de Vendas, Autora da metodologia, lecionista e palestrante, 2004-2009 - A metodologia da Engenharia de Vendas é um roteiro para o tecnólogo vender mais e melhor.  O curso e as palestras abordam o novo papel do engenheiro de vendas no setor de software, a venda orientada à solução, a prospecção do mercado, as fases de compra, os instrumentos de venda, a qualificação do contato, o contrato, como lidar com clientes difíceis/objeções/a pressão pela venda, a gerência de leads, a gerência de pipeline, a gerência de contas, a gerência de canais, forecasting, e os processos envolvidos na venda de software. Após o treinamento, os participantes serão imediatamente capazes de agregar valor à venda de produtos e serviços de software.

  • Profits, Diretora Executiva, 2004-2009 - Nossa missão é ajudar empresas de software a aumentar os seus resultados através da linha de produtos e serviços da Engenharia de Vendas: cursos, livro e consultoria.

  • UFPe/CIn, Palestrante convidada nos cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Software, 2004-2009

  • C.E.S.A.R.edu, Docente convidada no curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Software, 2007-2009

  • C.E.S.A.R.edu, Consultora, 2008

  • Vendendo Software, Autora de livro publicado pela Novatec Editora, 2004.

  • C.E.S.A.R, Consultora, 2003-2005.

  • O Ciclo de Vendas no Ciclo de Vida do Software, Palestrante, 2003-2005 - A palestra de 4 horas é uma discussão prática e interativa sobre o que é vender software e quais são os processos no marketing e na venda de software: a complementação que faltava ao desenvolvimento de produtos e serviços.


  • DataHabitat Corporation, San Jose, California, E.U.A., Consultora de Marketing e Venda de Software, 2000-2003 – Co-definí a estratégia de marketing e vendas e identifiquei e implantei canais de vendas e de marketing on e off line. Defini e gerenciei o  Web site da empresa, desenvolvi kits de marketing e vendas para clientes potenciais, clientes atuais e revendas, implementei a programação de “web seminars” e broadcasts online, desenvolvi folders e materiais de divulgação da empresa, e  definí planos de marketing customizados com as revendas da empresa.

  • A.I.S.A., Criadora, Engenheira de Conteúdo e Líder, 1999-2000 -  Planejei e implementei um auto-estudo online totalmente gratuito para brasileiros de todas as idades ingressando na era da Internet. A idéia do A.I.S.A. surgiu da minha experiência como diretora de provedor onde eu via como as pessoas ficavam perdidas e ansiosas por informação sobre a Internet.  

  • XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica, Recife, Pernambuco, Palestrante, 1999 – Criei e apresentei a palestra e curso online A Internet como Última Fronteira de Acesso à Informação para Provedores de Saúde.  

  • Movimento dos Provedores pela Redução de Preços de Backbone no Brasil, Coordenadora, 1999 - Articulei apoios e iniciei negociações em nome de 90 provedores brasileiros que buscavam alternativas de preço de backbone Internet.  

  • CyberLand, Recife, Pernambuco, Diretora Executiva, 1997-1999 – Fiz um trabalho de consultoria definindo estratégias operacionais para a empresa que me levou ao cargo de Diretora da empresa, implantei a Gestão de Clientes, Equipamentos e Serviços Internet CyberLand, atendi a clientes corporativos e pessoas físicas, mantive relações com a Imprensa, desenvolvi e comercializei novos produtos e estratégias comerciais para a empresa, e participei de eventos internacionais como ISPCON  e COMDEX.  

  •  SoftexRecife, Recife, Pernambuco, Gerente de Marketing, 1996-1997 - Desenvolvi estratégias Internet e websites para o SoftexRecife e empresas associadas. Desenvolvi planos de marketing e posicionamento de produtos e serviços online e coordenei a implantação de sites como o da CyberLand, software.br (o maior catálogo eletrônico de software brasileiro da época), SoftexRecife, SBN Group (Rádios Cidade, JovemPan, Antena 1 e MTV no Recife), In Forma Software, Pointer Software, Ecossistemas, SEBRAE-PE, Indexa, Innovatec, SEBRAE-AL e DDC.  

  •  Internet Society, Membro, 1996-2003.  

  •  Banco Banorte, Recife, Pernambuco, Gerente de Marketing de Produtos, 1994-1995 - Fui responsável pela estratégia de Marketing e Mídia de Produtos e co-responsável pela estratégia de Vendas da empresa. Desenvolvi e implantei uma linguagem de marketing diferenciada que concorreu a prêmios nacionais. Desenvolvi e gerenciei a implantação do Projeto Cliente, colocando em prática mais de 70 alterações relativas a agências bancárias, atendimento, produtos, processos, marketing e recursos humanos que gerou um movimento de renovação na empresa.  

  • UPE - Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Professora, 1994-1995 – Ministrei o curso de Planejamento Estratégico no Pós-Graduação de Marketing da FCAP - Faculdade de Ciências Administrativas de Pernambuco.  

  •  Banco Banorte, Recife, Pernambuco, Gerente de Produtos de Crédito, 1993 – Fui responsável pelo desenvolvimento e gerência da linha de produtos de crédito do banco.  

  •  Banco Banorte, Recife, Pernambuco, Gerente de Pesquisa e Banco de Dados, 1991-1992 – Fui responsável pela implantação e divulgação interna dos resultados e exigências do projeto de Eficácia Comercial para o Banorte. Desenvolvi e realizei pesquisas de mercado e fui responsável pelo banco de dados de clientes da empresa. Desenvolvi e implantei uma cultura de pesquisa de mercado como ferramenta para a tomada de decisões empresariais, chegando a uma média de 1 pesquisa por mês realizada junto a clientes reais e potenciais do banco e coligadas do grupo.  

  •  Banco Banorte, Recife, Pernambuco, Analista Senior de Marketing, 1989-1990 – Fui responsável pelo estudo de Eficácia Comercial do Banco Banorte em liason com consultores externos da Booz-Allen. Realizei trabalhos de pesquisa, microlocalização e análises de públicos-alvo da empresa.  

  • The University of Texas, San Antonio, Texas, E.U.A., Estudante, 1986-1988 – Cursei o MBA (Master of Business Administration), especializando-me em Marketing e Sistemas de Informação.  

  •  Banco Banorte, Recife, Pernambuco, Analista de Organização e Métodos, 1982-1985 – Fui responsável pela análise de sistemas de pessoal, ocorrências de produção e custos na área de informática da empresa.  

Educação

·         Comunicação Intercultural, Fotografia e Escultura, De Anza College, Cupertino, California, E.U.A., 2001 - 2003

·         Criatividade e Marketing Estratégico (Estudos Continuados), Stanford University, Palo Alto, California, E.U.A., 2001

·         MBA, Mestrado em Administração de Empresas, The University of Texas, San Antonio, Texas, E.U.A., 1986 - 1988

·         Bacharelado em Administração de Empresas,  Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil, 1978 - 1981

Habilidades

·    Falo inglês fluentemente

·         A convivência com pessoas de diversas culturas e países nos anos que vivi e trabalhei no Silicon Valley (California, E.U.A.) me preparou para entender, trabalhar em conjunto e  negociar com pessoas respeitando as particularidades, qualidades e diferenças de cada cultura. Isso também me capacita a “localizar” planos e estratégias de acordo com o lugar ou a pessoa-foco do negócio ou trabalho

·         Tenho intuição para entender situações empresariais de forma a simplificar métodos e estratégias

·         Tenho sensibilidade às necessidades do mercado

·         Sou curiosa e sinto-me à vontade fazendo perguntas pertinentes

·         Sou criativa na busca contínua de soluções melhores. Sou capaz de associar, modificar e adaptar elementos na busca da melhor solução

·         Tenho iniciativa

·         Ouço os outros, principalmente os de opinião divergente da minha

·         Testo alternativas de soluções “in loco”

·         Trabalho com foco na geração de resultados positivos imediatos

·         Implemento projetos com rapidez e eficiência

·    Tenho experiência em direção executiva de pequenas empresas

·    Tenho experiência em pesquisa de mercado, marketing tradicional, marketing online, estratégia segmentada de nichos, atendimento diferenciado a clientes e comercialização de produtos

·    Falo em público e dou aulas e palestras com grande entusiasmo

·    Escrevo textos com habilidade

·         Uso com desenvoltura Microsoft Word, Excel, Power Point, FrontPage, Publisher, Outlook e  Explorer, entre outros

·    Tenho por princípio entender e atender aos clientes com excelência

·    Sou extremamente confiável, determinada e trabalhadora

·         Sou muito organizada

·         Cumpro o que falo e planejo

·    Integro-me e motivo equipes de trabalho com alegria, confiança, entusiasmo, participação e responsabilidade

·    Além de falar inglês fluentemente, comunico-me em espanhol

Realizações

·         Mantive uma média de 4.00 no GPA norte-americano (10,0 no sistema de notas brasileiro) nas diversas cadeiras tomadas na Stanford University e De Anza College (2000-2003)

·         Mantive uma média de 3.64 no GPA norte-americano (9,1 no sistema de notas brasileiro) durante o programa de Mestrado na UTSA (1986-1988)

·         Ganhei bolsa de estudos integral da CAPES - Centro de Aperfeiçoamento de Estudantes de Nível Superior brasileiro para o programa de Mestrado (1986-1988)

·         Fui incluída no The National Dean’s List, a maior e mais prestigiada publicação nos E.U.A. que reconhece os melhores estudantes do país a partir de seleção de 2.500 faculdades e universidades norte-americanas (1986)

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